11 de maio de 2010

Śrī Śrī Ānadamūrti


Prabhat Rainjan Sarkar, cujo nome espiritual é Śrī Śrī Ānadamūrti, i.e. “aquele que atrai os outros como a personificação da bem-aventurança”, foi escritor, filósofo, cientista social e líder espiritual. Seus livros foram traduzidos nas principais línguas de todo o mundo, e sua visão original da história humana e da sociedade tem inspirado muitas pessoas.

Nasceu em Bihar, Índia, em 1921. Desde sua infância, auxiliou espiritualmente muitas pessoas, despertando um profundo amor pela humanidade. Apresentou uma abordagem original dos ensinamentos milenares da tradição do Yoga, desenvolvendo uma filosofia científica e racional, baseada na transcendência pessoal e na união com o divino. Em sua reorientação da tradição yogī, desenvolveu um sistema de práticas voltadas para o aprimoramento físico, mental e espiritual.

Em 1955, quando ainda trabalhava como funcionário de uma empresa de transporte ferroviário em Bihar, fundou a organização sócio-espiritual Ānanda Mārga, que significa “o caminho da bem-aventurança”. Seu objetivo era incitar o desenvolvimento espiritual e as mudanças sociais. Com o tempo, a Ānanda Mārga tornou-se uma organização multifacetada, com diferentes filiais dedicadas ao auxilio de inúmeras pessoas, seja espiritualmente ou socialmente. Seus serviços abrangem o campo da educação, assistência a pessoas carentes, arte, ecologia, renascimento intelectual, emancipação feminina e economia humanista.

No campo da ecologia e da consciência ambiental, Sarkar propôs a filosofia neo-humanista, expandindo o espírito do humanismo e estendendo o amor aos animais, as plantas e aos seres inanimados.

No campo da ciência, apresentou a teoria dos microvita, o que atraiu o interesse de cientistas por todo o mundo. Em uma série de discursos, abalou os conceitos convencionais da física e da biologia, afirmando que as estruturas básicas da vida são os microvita, i.e. emanações da Consciência Pura.

Na música, literatura e arte, incitou artistas a produzirem suas obras voltadas para o serviço e a plenitude do Ser. Sarkar compôs 5018 canções devocionais conhecidas como Prabhat Saṁgītā, “canções do novo alvorecer”.

Visando o bem-estar coletivo de todo o universo, propôs PROUT, Teoria da Utilização Progressiva, que prevê a utilização máxima e a distribuição racional dos recursos e das potencialidades do mundo (físico, mental e espiritual) e a criação de uma nova ordem social humanista, baseada na espiritualidade, na justiça e no neo-humanismo, princípio do amor por todos os seres do universo.

Sua luta pela justiça social e sua atitude moral indefectível contra a corrupção e a exploração incitaram seus oponentes a perseguirem a Ānanda Mārga, e isso levou a sua prisão em 1971, sob acusações falsas. Durante sete anos de cárcere, sobreviveu a uma tentativa e envenenamento por oficiais do governo, passando a jejuar, vivendo de uma dieta líquida por cinco anos, como protesto. Finalmente, foi absolvido de todas as acusações pela Corte Suprema e liberado da prisão em 1978. A partir daí, até sua partida do corpo físico, em 1990, continuou a dar orientações sobre a expansão da Ānanda Mārga por todo o mundo.

0 comentários: